
PROFESSOR SUBSTITUTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA I
Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa:O texto como unidade de ensino; A especificidade do texto literário; Língua oral: usos e formas;Língua escrita: usos e formas;Análise e reflexão sobre a língua.O conhecimento matemático: O papel da matemática no Ensino Fundamental; Matemática e a construção da cidadania; A resolução de problemas e a prática pedagógica.Aprender e Ensinar História no Ensino Fundamental:Construção da identidade e cidadania;Ensino e Aprendizagem de Geografia no Ensino Fundamental:Ocupação do espaço geográfico; Ciências Naturais e cidadania: Ciências Naturais e tecnologia;Os seres vivos e suas interações;Tendências Pedagógicas atuais do ensino de Educação Física e Arte/Educação Artística;Referencial curricular nacional para a Educação Infantil.
BIBLIOGRAFIA ESPECÍFICA PROFESSOR SUBSTITUTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA I
- ALMEIDA, Laurinda Ramalho de Almeida. E MAHONEY, Abigail Alvarenga. Afetividade e Aprendizagem: Contribuições de Henri Wallon. Loyola. 2007.
- BRASIL. Ministério da Educação. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: FNDE, 2006.
- CASTRO, Amelia Domingues de. e CARVALHO, Anna Maria Pessoa (ORG). Ensinar a Ensinar - Didática para a Escola Fundamental e Média. CENGAGE. 2001.
- DANTE, Luiz Roberto. Didática da resolução de problemas de matemática, São Paulo:Ática,1994.
- DEMO, Pedro. Educação do Futuro e o Futuro da Educação. Campinas. 2005. Autores Associados.
- FERREIRO, Emília. Reflexões sobre a alfabetização. São Paulo: Cortez, 1995.
- FERREIRO, Emília. Alfabetização em Processo. 19º Ed. São Paulo. Cortez. 2009.
- FREIRE, Paulo, Professora sim tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d'água, 1995.
- KAMIL, Constance. A criança e o número. Campinas: Papirus, 1990.
- KISHIMOTO. Tizuko Morchida. (ORG) O Brincar e suas Teorias. CENGAGE. 2010.
- KELLER. Fred S. Aprendizagem: Teoria do Reforço. E.P.U. 14º Reimpressão, 2005.
- LEAL, Telma Ferraz. Desafios da educação de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica,2006.
- LERNER, Délia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
- LERNER, Délia. A didática da matemática. Porto Alegre: Artmed. (1996).
- MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Arantes, Valéria Amorin (ORG). Inclusão Escolar: pontos e contrapontos. São Paulo Summus, 2006.
- MIZUKAMI, Maria da Graça Nicolletti. Ensino: As Abordagens do Processo. E.P.U. São Paulo. 1986.
- PERRENOUD, Philippe. 10 Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: ARTMED, 2000. Reimpressão 2008.
- RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e Ensinar - Por uma docência de qualidade. 7º Ed. Cortez. 2008.
- SOARES, Magda. Letramento - Um tema em três gêneros. Autentica. 4º Ed. Belo Horizonte. 2010.
- TIERNO, Giuliano, (Org.) A criança de 6 anos: Reflexões e práticas. São Paulo.
- VEIGA, Alencastro e PASSOS, Ilma. (ORG). Profissão Docente: Novos Sentidos, novas perspectivas. Campinas. Papirus. 2008.
- WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 1999.
- ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.